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ym srnga Minha Me Feiticeiras.
ym srnga Minha Me Feiticeiras.

Ìyàmì Òsòrònga Minha Mãe Feiticeiras.

Na mitologicamente Yorubana as Ìyàmì são conhecidas como “ÈLÈYÈ” (mulher 
pássaro), aquelas que usaram mal seu poder mágico e por isso tiveram de 
entregar para Òrìsàálà o seu Igba-Nla (cabaça mágica recipiente que guarda o poder), para que ele fizesse um bom uso do poder da criação.

Esta e uma das lendas de Ìyàmì Òsòrònga.

Sabemos que elas estão com energia positiva elas são chamadas e tratadas como 
ÌYÀMÌ (Grande Mãe), mas quando estão na forma negativa são aplacadas e 
chamadas ÀJÈ (Bruxas).

 

A energias Yami são tão complexas que chegamter
criticas na sociedade onde há culto à elas. O culto de Ìyàmì Òsòròngá é
comum nas comunidades Yorubanas entre as mulheres idosas que depois 
passam para as mulheres mais jovens a fim de ter continuidade da 
Entidade. Estas velhas Bruxas na cultura Yorubana são vistas como a 
grande energia das Ìyàbá (Grande Mães).

 

Existem vários tipos de Ìyàmì Òsòròngá, como por exemplo:

 

Ìyàmì ÒsòròngáAwo Dudu
– São Iyà que usam tudo Preto e que carregam tanto o positivo quanto o
negativo depende da invocação. Elas são mais ligadas com Bichos Pretos e
principalmente ao Ologbo-Dudu (Gato Preto). Muito ligadas Èsù, Osanyin e
oturos...Ìyàmì ÒsòròngáAwolari
- São Iyà consideradas mistas que pegam energias de todas as outras já
citadas (Branco, Preto e Vermelho). Serve para defender a quem as
cultua. Com relação a iniciação a Yami Osoronga só se e iniciado para este Culto as
Mulheres, e um culto matriarcal, aonde os homens não penetram em seu
Culto.
 

 

Ìyàmì Òsòròngá – Awo Shefun ou Funfun
– São mulheres que usam tudo branco inclusive os animais para 
sacrifício, Elas são mais Positivas do que as outras qualidades de Iya. 
Ligadas a Clas de Varios Orixás.

 Ìyàmì Òsòròngá – Awo Pupa – São Iya que usam tudo vermelho. 

Elas como as Iya Dudu têm tanto o poder positivo quanto o negativo, 

Dependendo da invocação.

Ai esta uma das explicações dos aspectos positivos e negativos do culto de
Yami Osoronga, que no Candomblé em respeito não pronuncia nem o seu 
nome. Na nação de ketu só se e montada Yami para quem tem 21 anos de 
feitura de Santo.

O que acontece no Culto de Orunmila Ifá, por causa do pacto que existe 
entre Yami Osoronga e Orunmila Ifá e Exu, segundo um determinado Odu 
(estudem) se monta Yami Osoronga para homens iniciados no Culto de 
Orunmila, mas montar Yami não e igual a se iniciar ou se sagrar para uma
determinada divindade neste caso Yami Osoronga.

E claro quando a pessoa tem caminho ou mesmo Yami atrapalha ou seja o Odu
de destino pessoal da pessoa tem que se equilibrado ai e aonde se cuida
e trata Yami Osoronga. Não e qualquer pessoa que pode lidar ou mesmo 
cultuar....Tem que se ter caminho...

Fico muito preocupado com a simplificação das religiões de matizes 
Afro-descendentes, aonde estão tornando tudo muito fácil, simples e 
aonde o culto vem perdendo sua verdadeira força e magia. Isto também 
acontece dentro da Umbanda e do Candomblé. Ouvimos 
sempre a seguinte frase, não existe mais Umbanda, Candomblé ou mesmo 
médiuns como antigamente, isto e por que tem muita gente desinformada, 
despreparada, facilitando ou mordernizando as religiões de matizes 
Afro-Brasileira, ate para ganhar devotos e simpatizantes.

Mas concordo com esta parte: afunção de iya mi na filosofia yoruba, é a coordenação dos Ajoguns, Iku a
morte, arun a doença,ofo o prejuízo ou perda,e outras dificuldades que o
homem encontra em sua existência,a liberação dos ajoguns ou não esta 
ligada a uma série de fatores....